O que é um robô de conversação?

shakespeare_bot_falando
S
hakespeareBot de Elizabeth Perreau (http://shakespearebot.co/).

Robô de conversação (ou chatbot, ou ainda chatterbot) é um sistema automatizado – UM PROGRAMA – que simula uma conversa, como as estabelecidas entre seres humanos via Internet. Este tipo de robô funciona da seguinte maneira: o usuário escreve alguma sentença, o robô consulta sua base de conhecimento (o seu “cérebro”) e envia uma resposta. Cada robô possui uma base de conhecimento (ou base de regras) que é o seu “cérebro”, onde carrega o seu repertório de associações. Cada robô depende também de uma interface, ou seja, de um meio que permita a interação entre pessoas e sistema automatizado.

Estes autômatos são ótimos para criar um novo domínio a personagens: já pensou em criar um personagem para que ele interaja com as ideias do seu leitor? Ou ainda, que tal fazer um experimento que vá além da nossa expectativa: algum poema ou texto que vá aparecendo conforme as sentenças do usuário? Escrever para robôs é uma experiência bem singular. Trata-se de escrever de modo multilinear, focando naquilo que o seu leitor potencialmente pode dizer. As possibilidades são muitas! O desafio é grande!

Você pode encontrar uma infinidade de robôs de conversação em sites da Internet. O www.chatbots.org é um deles. Se quiser falar em português, procure os robôs que assim falam. Alguns são bem interessantes. Outros, nem tanto.  Podemos ir além. Podemos fazer os nossos próprios. O projeto Autômatos Poéticos é voltado para criar experimentos poéticos utilizando ferramentas de criação de robôs de conversação. Quem participar terá a experiência de criar um robô capaz de dialogar com seres humanos. Mesmo aqueles que nunca criaram nada do gênero poderão criar. No primeiro semestre de 2016, o workshop acontecerá a partir de abril na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, em São Paulo, com dois encontros semanais. Todas as atividades são gratuitas e o seu robô ainda participa de uma exposição ao final das atividades. Mantenha-se atualizado neste site para saber como se inscrever. Você pode também acompanhar o projeto em nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/automatospoeticos .


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *